top of page
Extrofia de Bexiga

      A Extrofia de bexiga é um defeito congênito em que ocorre um fechamento inadequado da bexiga, fazendo com que fique aberta na parte inferior do abdome. Associado a isso, tem-se um fechamento inadequado da uretra, que se abre na parte dorsal do pênis, o que se chama Epispádia. Também costuma existir uma separação em graus variados dos ossos da bacia.

         Embora seja de ocorrência rara, é uma doença que traz grande impacto sobre os cuidados e a qualidade de vida da criança e de seus pais e familiares. Acomete mais meninos do que meninas.

          Os defeitos na formação da bexiga, uretra, pênis (ou vagina) e dos ossos da bacia necessitam de correção cirúrgica. Tratam-se de procedimentos complexos e, normalmente, são necessárias duas ou três (ou até mais) cirurgias ao longo da vida da criança. Inicialmente, visa-se ao fechamento da bexiga e correção da epispádia nos primeiros meses de vida. Após 4-5 anos de idade, geralmente se realiza um procedimento complementar na bexiga na tentativa de que a criança fique continente (segure a urina adequadamente). Em muitos casos, a bexiga apresenta uma baixa capacidade de armazenamento de urina e é necessário realizar um procedimento de ampliação da bexiga com o uso de um segmento do intestino. 

           Felizmente, apesar das dificuldades impostas pela necessidade de alguns cuidados especiais, de acompanhamento psicológico, da necessidade constante de realização de exames complementares, e da realização de múltiplas cirurgias, a criança com Extrofia de Bexiga não tem afetada em nada a sua capacidade de desenvolvimento neuropsicomotor. Quando bem adaptada às suas particularidades, consegue se desenvolver como uma criança e futuro adulto sem limitações.

urologista pediatra

       Dr. Rodrigo Lessa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE/SP) e Especialização em Urologia Pediátrica pelo programa de Fellowship da Sociedade Brasileira de Urologia, realizado em Salvador/BA.

           Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia - TiSBU desde 2013.

bottom of page